Três costureiras na solidão de seu trabalho enfadonho, buscam nas músicas do rádio um caminho de fuga, que as leve para um outro lugar menos opressivo. Gradativamente, seus materiais de trabalho tornam-se a exteriorização do mundo fantástico constituído por suas lembranças, seus desejos, contidos no trabalho rotineiro. Os suspiros e sorrisos guardados são dedicados àqueles pedaços de tecidos e assim o boneco ganha vida - uma vida de ilusão, quase uma brincadeira. Deste modo, dentre tecidos, linhas e agulhas, nasce Gerânio da Rosa e com ele as fantasias e anseios que teimamos em esconder de nós mesmos.
Aliando a interpretação de três atrizes à animação direta de boneco à vista do público, o espetáculo explora com sensibilidade as relações de ilusão e desilusão, permeadas por solidão e esperança de um novo recomeço. As costureiras que fogem da realidade rotineira, criam um universo fantástico onde a ilusão é construída com os pedaços de realidade que as cercam. O espetáculo é voltado para o público jovem e adulto, mas sem restrições de idade, com duração de 40 minutos.
Ivan Titerenovich é um dos mais distintos conhecedores de diversos assuntos. Sua experiência, de mais de trinta anos, lhe permite tratar com naturalidade os mais variados temas em suas conferências. O tema abordado em sua palestra deveria tratar dos males do tabaco... Contudo o peso do passado e a insatisfação com o presente revelam o desconforto psicológico e emocional de um homem que toma consciência de sua velhice e fracasso. O que deveria ser apenas mais uma palestra sobre um assunto qualquer, acaba por revelar um ser humano querendo libertar-se de suas angústias.
"Ivan Titerenovich e Os Males do Tabaco" é um espetáculo de teatro de animação que explora a interpretação com boneco e ator dividindo a cena no monólogo "Os males do tabaco", de Anton Tchekov. O espetáculo é voltado para o público jovem e adulto, com duração de aproximadamente 30 minutos. Apesar de a elaboração de personagens arquetípicas ou sintetizadas ser mais recorrente no teatro de bonecos, o diferencial deste espetáculo é justamente a consistente elaboração da personagem. Buscamos revelar as sutilezas das palavras do autor, que transita com maestria entre o drama e a comédia, colocando ator e boneco dividindo a cena em complementaridade poética. Brincando com as aparências de um ser inanimado (o boneco), levamos ao palco o que há de mais humano em nós: nossas emoções.
Uma misteriosa caixa é encontrada e ninguém sabe o que há dentro. Como a curiosidade matou o gato, mas não o palhaço, a caixa é aberta... mas para que serve isso que há dentro? Tantos botões, tantas luzes e tantos sons diferentes despertam um universo de possibilidades e a Trapizonga Furta-Cor toma conta da cena! Palhaças e público se divertem nas mais inusitadas situações que a curiosidade pode provocar.
Trapizonga Furta-Cor é um espetáculo infantil no qual trabalhamos com a linguagem do Palhaço. Adaptável a diversos espaços, encanta pelo jogo simples e direto com as crianças envolvendo-as pela curiosidade. Duração aproximada de 35 minutos.
Na Cia. Cênica Espiral desenvolvemos experimentações variadas dentro e fora das salas de ensaio. Como complementação em nosso desenvolvimento técnico e interpretativo, realizamos também projetos específicos para eventos. Assim, tanto podemos experimentar personagens de espetáculos em novos contextos, quanto podemos aproveitar novas criações para transformar posteriormente em espetáculos.
De acordo com as necessidades do evento criamos intervenções cênicas, especialmente com bonecos e palhaços, pois são linguagens que os integrantes da Espiral pesquisam mais profundamente.
Ivan Titerenovich é o personagem do espetáculo “Palestra de Hoje: Os males do tabaco”, que além de realizar sua típica palestra para fins beneficentes obrigado por sua mulher, faz outros trabalhos extras. Palestrante experiente, com mais de 30 anos tratando de diversos assuntos, Ivan Titerenovich é capaz de se adaptar às mais diversas funções: mestre de cerimônias, locutor, galã, animador de platéia ou substituto de algum palestrante atrasado.
Com uma pitada cômica de mau-humor e contragosto, Ivan Titerenovich é um ótimo personagem para intervenções cênicas nos mais variados eventos para público adulto. Sua participação é estruturada pela Cia. Cênica Espiral de acordo com as necessidades do evento.
topoComo a criação técnica no teatro de sombras varia de acordo com as necessidades poéticas e estéticas de cada criação artística, raramente um equipamento profissional fabricado em linhas de montagem atende à estas necessidades. Por este motivo, a presente oficina se propõe a investigar e discutir o Teatro de Sombras a partir da construção de modelos de focos de luz artesanais com distintas lâmpadas, verificando seus respectivos efeitos na produção de sombras, assim como seus sistemas de controle de intensidade. Com esta oficina oferecemos aos participantes a possibilidade de experienciar a criação técnica para que, conhecendo as possibilidades, facilite o trabalho de criação artística no Teatro de Sombras.
Nesta oficina abordam-se os seguintes tópicos:
topoA oficina “Cena Dividida: O ator e o boneco” é oferecida pela Cia. Cênica Espiral como meio de estimular e disseminar as técnicas de animação de bonecos à vista do público. A oficina propõe estímulos e desafios para o ator ao dividir a cena com uma forma animada.
Para a presente proposta de oficina, trazemos no percurso de 12 horas a experimentação da animação de bonecos, investigando as técnicas da animação à vista do público com ênfase na interação entre boneco-animador-público. A oficina é direcionada para um público de nível iniciante/intermediário na linguagem do teatro de animação, com faixa etária superior a 15 anos.
Tópicos abordados nesta oficina:
topo